quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Resumo: Orgulho e Preconceito de Jane Austen


À primeira vista, Orgulho e Preconceito é simplesmente um romance sobre uma jornada rumo ao amor. No entanto, há realmente muito mais no romance do que simplesmente isso. É um conto clássico dos ensaios e tribulações de se apaixonar, Orgulho e Preconceito também tem muito a dizer sobre as classes sociais e as mulheres durante Regency Inglaterra.


O romance centra-se em grande parte em torno da família Bennet, incluindo Bennet, Sra. Bennet e suas cinco filhas - Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia. No início do romance, a Sra. Bennet - cuja vida gira em torno de encontrar maridos para suas filhas - está em um tumulto porque um novo vizinho se mudou para a vizinha propriedade de Netherfield. Ela insiste que o Sr. Bennet vá falar com este novo vizinho, um Sr. Bingley, porque ela espera que ele vai se casar com uma de suas filhas. Embora possa parecer trivial, a necessidade de um marido era realmente uma preocupação real para mulheres durante Regency Inglaterra. Depois da morte do Sr. Bennet, as filhas Bennet ficarão com muito pouco. É importante que eles se casem para que eles não enfrentam uma vida de pobreza. A Sra. Bennet está muito consciente desse fato.



Eventualmente, os Bennets se familiarizam com o Sr. Bingley. Eles vão para várias bolas onde ele também está presente. Suas duas irmãs - Sra. Hurst e Miss Caroline Bingley - estão ficando em Netherfield com ele, e eles também participam desses eventos. O Sr. Bingley também traz consigo seu amigo, o Sr. Darcy, que é muito rico. Em geral, todos na cidade acham o Sr. Bingley extremamente agradável. No entanto, o Sr. Darcy, que é em grande parte silencioso e dança com ninguém, é imediatamente etiquetado como orgulhoso e unlikeable. Em particular, ele despreza Elizabeth Bennet chamando-a de "quase tolerável" enquanto ela está ao alcance de seus ouvidos.
Enquanto isso, o Sr. Bingley e Jane têm um crescente afeto um pelo outro. A Sra. Bennet espera - muito publicamente - que se casem. No entanto, a amiga de Elizabeth, Charlotte, está preocupada que Bingley possa pensar Jane indiferente a ele, porque ela é tímida e nem sempre direta com seus sentimentos. Ela acha que Jane deve se apressar e se casar com Bingley antes que ele perca o interesse. Para Charlotte, o casamento é uma questão de segurança, e o amor é meramente um benefício secundário, se acontecer.



Logo, o Sr. Collins vem visitar os Bennets em sua propriedade. Um primo distante, Sr. Collins herdará Longbourne quando o Sr. Bennet morre porque é o parente masculino o mais próximo. As irmãs Bennet acham que ele é socialmente estranho, irritante e um pouco perturbador. Talvez o mais irritante, ele fala constantemente sobre sua patrona, senhora Catherine, de quem ninguém se ouviu de nem se importa aproximadamente. No entanto, o Sr. Collins veio com a intenção de casar uma das filhas Bennet, embora ele realmente só diz isso para a Sra. Bennet. Ele inicialmente alvos Jane, mas quando ele descobre que ela está sendo cortejada já, ele decide perseguir Elizabeth vez.
Enquanto isso, as filhas Bennet se familiarizaram com um miliciano, um certo Mr. Wickham. Kitty e Lydia freqüentam Meryton, onde um regimento está estacionado, e eles flertam descaradamente, encorajados ainda mais por sua mãe. Wickham é um de seus conhecidos. Logo, Elizabeth fica encantada com ele. Ela está horrorizada ao saber que ele tem uma história com o Sr. Darcy. Wickham afirma que ele e Darcy cresceram juntos. Wickham deveria receber uma herança do pai de Darcy, mas, de acordo com Wickham, Darcy o enganou do dinheiro. Elizabeth acredita nele imediatamente, porque ela sempre se julgou um bom juiz de caráter. A história alimenta sua crescente aversão ao Sr. Darcy.



Pouco depois de uma bola durante a qual Elizabeth compartilha uma dança desagradável com o Sr. Darcy, ela recebe uma proposta de casamento igualmente desagradável do Sr. Collins. Ele lista várias razões para o casamento e, curiosamente, nenhuma das razões é o amor. Completamente, surpresa, Elizabeth tenta recusar. No entanto, Collins insiste que ela deve estar brincando com ele, como ele acredita que esta é a norma com as jovens. No entanto, ela persiste em sua recusa. O Sr. Collins chega mesmo a dizer-lhe que ela pode nunca receber outra proposta de casamento e que ela deve aceitar. Mesmo assim, Elizabeth se recusa.


Naturalmente, a Sra. Bennet está furiosa porque ela via isso como uma oportunidade para suas filhas ficarem em Longbourne. Pouco depois da recusa de Elizabeth, Collins propõe Charlotte Lucas. Charlotte, sem outras perspectivas de casamento e com a perspectiva iminente de se tornar uma velha empregada, concorda em casar com ele. Elizabeth está surpreso, embora o leitor não deve ser baseado em sua conversa anterior sobre o amor eo casamento.

Logo, chegam notícias mais surpreendentes. Bingley, apesar de seu claro interesse em Jane, foi embora para Londres. Jane ouve sobre isso através de uma carta de Caroline Bingley. Elizabeth suspeita que Caroline tenha algo a ver com a sua partida. Apesar do coração partido, Jane finge não ser.



Uma tia e um tio para as meninas Bennet - os Gardiners - logo passam para uma visita. Sentindo o estado de virada de Jane, eles oferecem para levá-la para Londres para umas férias. Jane concorda. Enquanto isso, Elizabeth vai visitar Charlotte em sua nova casa com o Sr. Collins.

Charlotte, embora ela claramente não ama seu marido, parece feliz o suficiente em sua nova casa. Elizabeth tem a chance de conhecer lady Catherine, e acha que ela é arrogante, orgulhosa e muito julgadora. Surpreendentemente, Elizabeth também encontra o Sr. Darcy enquanto visita Lady Catherine, como ele é o sobrinho de Lady Catherine. O primo do Sr. Darcy, o coronel Fitzwilliam, também está visitando. Elizabeth passa algum tempo com os dois, e fica surpresa ao saber do coronel Fitzwilliam que Darcy recentemente se gabou de salvar um de seus amigos de um casamento imprudente. Elizabeth sabe, imediatamente, que Darcy estava se referindo a Jane e Bingley. Sua aversão a ele cresce mais forte do que nunca.

Ela fica mais surpresa do que nunca, quando Darcy aparece de repente na casa do Sr. Collins e propõe-lhe. Embora sua proposta seja sincera e ele mencione seus profundos sentimentos por ela, Elizabeth não pode deixar de ser ofendida por sua proposta também. Ele diz a ela que ele hesitou em propor porque ele se opôs ao status baixo de sua família. Elizabeth recusa sua oferta, dizendo-lhe que está chateada porque ele separou Bingley e Jane. Ela também diz que ela sabe sobre seu passado com Wickham. Com isso, Darcy sai.

Ele se encontra com ela no dia seguinte, enquanto ela está em uma caminhada, e dá-lhe uma carta. A carta explica tudo. Ele admite separar Jane e Bingley; No entanto, ele diz que só fez isso porque achou que Jane era indiferente, e não queria que o coração de Bingley fosse quebrado. Quanto a suas afirmações sobre Wickham, Darcy refuta todas elas. Ele diz a Elizabeth que ele realmente deu a Wickham a herança que lhe foi prometida, mas que Wickham jogou tudo fora. Além disso, Wickham tentou fugir com a irmã de Darcy, de 15 anos, para pegar seu dinheiro.

Elizabeth é humilhada para aprender a verdade, e ela percebe que ela estava muito errado Darcy e Wickham. Pela primeira vez, ela percebe que seu preconceito contra Darcy completamente se colocou no caminho de vê-lo para quem ele realmente é.

Elizabeth volta para casa, vendo que Kitty e Lydia são tão tolas como sempre. Em particular, Lydia recebe um convite de um amigo dela, a Sra. Forster, para ficar em Brighton, onde a milícia será estacionada. Elizabeth diz a seu pai que esta é uma má idéia, e que só vai encorajar Lydia flirtation e comportamento imaturo. No entanto, Bennet insiste que será uma oportunidade para ela crescer um pouco. Então, Lydia parte.

Ao mesmo tempo, Elizabeth concorda em viajar com os Gardiners e fazer alguns passeios. Ironicamente, eles acabam visitando Pemberley-Mr. A propriedade de Darcy. O Sr. Darcy não deveria estar em casa; No entanto, ele aparece do nada e Elizabeth está completamente envergonhada de ser vista em sua casa. Darcy é um cavalheiro completamente para ela, apesar disso. Isabel também ouve de seus servos o quanto eles o respeitam, e ela começa a vê-lo sob uma nova luz.

Assim como ela está começando a se perguntar se ela poderia ter um futuro com Darcy, afinal, Elizabeth recebe notícias terríveis de casa. Lydia fugiu com Wickham. Como resultado, Lydia corre o risco de arruinar sua reputação e a de sua família. A única esperança de sua família é encontrar Lydia e ter certeza de que ela se casa com Wickham. Depois de contar a Darcy o que aconteceu, Elizabeth corre para casa.

Seu pai e o Sr. Gardiner procuraram por Lydia por vários dias. O Sr. Bennet volta para casa, e uma carta do Sr. Gardiner chega logo depois, explicando que Lydia foi encontrada. Wickham concordou em casar com ela. O Bennet suspeita que o Sr. Gardiner pagou a Wickham uma bela quantia para se casar com ela porque Lydia tem muito pouco para oferecer a um soldado já pobre.

Depois disso, Lydia retorna para casa, alheia ao fato de que ela fez algo de errado em tudo. Ela revela acidentalmente que Darcy estava em seu casamento. Depois de escrever para a Sra. Gardiner, Elizabeth descobre que foi Darcy que pagou Lydia para se casar com Wickham. Elizabeth está atônita e grata por fazer algo assim, e ela se encontra com um afeto crescente para ele.

Inesperadamente, Bingley logo retorna a Netherfield e, com ele, Mr. Darcy. Elizabeth está desapontada por não ter oportunidade de conversar com Darcy sobre tudo o que aconteceu. No entanto, Bingley propõe a Jane depois de alguns dias, pedindo desculpas por ter partido tão de repente.

Alguns dias mais tarde, Elizabeth recebe uma visita inesperada de Lady Catherine, que veio para acompanhar um rumor que ela ouviu que Elizabeth está noiva do Sr. Darcy. Lady Catherine exige saber se isso é verdade e, quando ela descobre que não é, tenta forçar Elizabeth a prometer que nunca será verdade. Elizabeth se recusa a se curvar a sua vontade, mas é esperançoso, porque tal rumor poderia significar que Darcy ainda tem um interesse nela.

Na verdade, alguns dias depois, Darcy reaparece. Ele e Elizabeth conversam sobre tudo o que aconteceu, e ele pergunta se seus sentimentos mudaram para ele. Ela diz que eles têm, e eles concordam em se casar.

A evolução dos personagens de Elizabeth e Darcy é um foco importante no romance. No início, Darcy parece muito orgulhoso por causa de seu status social de alto escalão. Enquanto isso, Elizabeth é preconceito contra ele por causa de sua riqueza e posição. É por causa desse preconceito que Elizabeth faz suposições falsas sobre Darcy. E é o orgulho de Darcy que ofende tanto Elizabeth. No entanto, à medida que o romance avança, Elizabeth percebe que ela estava errada em seu preconceito contra Darcy e que ele é realmente um indivíduo altruísta, de bom coração. Da mesma forma, Darcy percebe suas falhas e sua natureza excessivamente orgulhosa ao julgar a família Bennet. Uma vez que esses dois personagens vejam a verdadeira natureza de cada um, só então eles percebem o que o verdadeiro amor realmente é e, assim, conseguem a felicidade juntos.

Além disso, o romance tem muito a dizer sobre as questões das mulheres durante Regency Inglaterra. Austen claramente aponta os problemas com uma sociedade em que as mulheres devem escolher casar por amor ou por causa de um estilo de vida conveniente. Os personagens que são mais felizes no final são aqueles que escolheram o amor sobre o dinheiro, o que parece sugerir que Austen é a favor do amor. No entanto, personagens como Charlotte Lucas também apontam que esta não é sempre uma opção viável para as mulheres. Infelizmente, Charlotte deve suportar uma vida com um Mr. Collins irritante como marido. Embora o leitor possa ficar decepcionado com ela, eles também devem perceber que a única outra opção de Charlotte seria a vida como solteirona e um fardo para seus pais. Claramente, Austen é um pouco crítico da situação de Charlotte. Isso também é aparente no caráter dominador da Sra. Bennet, e sua obsessão singular com o casamento de suas filhas. Mais uma vez, mostrando o ridículo do comportamento da Sra. Bennet, Austen mostra que deve haver mais para as mulheres do que apenas a esperança de um casamento rentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário